Tipos de porcas: conheça quais são as suas características e aplicações
Quando o assunto é fixação, conhecer os principais tipos de porcas é fundamental para acertar na escolha do modelo.
Esses itens são essenciais em diversos ramos, com destaque para a construção civil e para a instalação de aparelhos, já que garante a fixação de parafusos, criando estruturas mais firmes e duradouras.
No entanto, para que isso seja possível, é preciso conhecer os principais modelos disponíveis e analisar qual deles é o ideal para atender às suas necessidades.
Continue a leitura e saiba quais são as características dos diferentes tipos de porcas!
Os principais tipos de porcas e suas aplicações
Os diferentes tipos de porcas funcionam de modo similar no que se refere à mecânica da sua aplicação.
A presença do sistema de rosca e o uso dos parafusos são contextos gerais, comuns a grande parte dos modelos.
No entanto, existem particularidades em cada um deles, fazendo com que se adaptem melhor a um ou outro uso. Confira:
Porca borboleta
A porca borboleta é uma das mais distintas, por conta de seu formato diferenciado, que inclui “asas” laterais, que são a origem do nome dado a esse modelo.
Por conta desse recurso adicional, elas são muito utilizadas em contextos nos quais a regulagem, a montagem e desmontagem são feitas com frequência, já que são fáceis de manusear.
Contudo, por terem aplicação manual, é importante lembrar que o aperto pode não ser tão firme como o das demais e esse fator deve ser considerado ao optar pelo modelo.
Porca quadrada
Já no caso da porca quadrada, temos um formato mais simples que, como o próprio nome indica, tem uma forma quadrada.
Ela costuma ser utilizada com fixadores como os parafusos franceses e, por isso, é importante avaliar se esse é um método de fixação válido para atender às suas necessidades.
Porca castelo
Como mencionamos, diferentes tipos de porcas serão utilizados conforme o contexto de fixação com o qual estamos lidando. No caso do modelo castelo, sua principal finalidade é a de trabalhar com contrapinos em montagens mecânicas.
Esses pinos passam pela porca através de dois entalhes presentes na sua “coroa”. São justamente esses detalhes que criam um formato diferenciado, dando nome ao modelo.
Porca sextavada
Quando falamos em tipos de porcas, a sextavada não pode deixar de ser mencionada, já que se trata do modelo mais utilizado nos diversos contextos de fixação de parafusos.
O nome se refere ao fato que esse modelo possui seis lados planos, além de uma rosca interna, garantindo um aperto seguro e eficiente de parafusos franceses e sextavados.
Ela pode ser adquirida em diferentes tamanhos, adaptando-se às necessidades do seu contexto, podendo ser usada também com barras roscadas.
Porca losangular
As porcas losangulares também são bastante versáteis, pois podem ser adquiridas em três modelos: com rosca, com mola e com pino, sendo que todos são indicados para a fixação de perfilados.
O modelo com rosca também pode ser aplicado à montagem de quadros elétricos e o com molas apresenta diferentes finalidades, desde a fixação de calhas e rufos até rodapés metálicos. As com pinos, por fim, também são úteis na sustentação de luminárias, encaminhamento de cabos, alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação.
Para adquirir os melhores tipos de porcas e garantir segurança máxima quando o assunto é fixação, conte com a Fixagold! Conheça nosso catálogo e confira os modelos disponíveis.