Quando usar o parafuso francês na construção civil?
Em que situação e quando usar o parafuso francês na construção civil? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais da área.
Esse dispositivo recebe também outros nomes, como “parafuso de carroceria” ou “parafuso de segurança”, e é muito utilizado em processos onde a estética é fundamental, como, por exemplo, na indústria de móveis e em ambientes que precisam ser discretos e elegantes, sendo, portanto, uma excelente opção na indústria da construção.
De acordo com pesquisadores e historiadores, o primeiro parafuso surgiu no ano de 400 a.C. na Grécia, inventado por Arquitas de Tarento, considerado o verdadeiro fundador da mecânica.
O desenvolvimento desse pequeno componente aconteceu à medida que surgia a necessidade de fixar duas ou mais superfícies.
Diante dessa realidade, surgiu o parafuso francês, um componente diferenciado e muito importante para a indústria da construção civil e para os mais diversos segmentos. Caso queira saber mais a esse respeito, continue a leitura e confira os detalhes!
O que, exatamente, é um parafuso francês?
O parafuso francês é um fixador diferenciado, pois, ao contrário do tradicional, ele tem uma cabeça no formato de cogumelo e uma seção quadrada logo embaixo.
Isso possibilita o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos.
Outro detalhe é que existem modelos em que a parte do seu corpo é formada por uma haste lisa e outros onde a rosca é inteiriça.
Além disso, alguns modelos possuem uma porca sextavada, o dispositivo ideal para garantir uma fixação versátil, muito utilizado em:
- indústrias,
- ambientes agrícolas,
- construção civil, etc.
Aplicações do parafuso francês
O parafuso francês é utilizado em muitas áreas, já que além de garantir qualidade nas fixações, é um material discreto e elegante em função do seu formato.
Esses dispositivos são encontrados em:
- móveis,
- fixação de componente em máquinas,
- silos e nos maquinários agrícolas,
- carrocerias de veículos,
- paletes,
- cercas,
- montagem de painéis elétricos,
- trabalhos em madeiras,
- instalações de espelhos.
- reparos em superfícies visíveis.
Esse é um componente que cabe muito bem em peças voltadas à decoração interna ou externa, mas também são muito utilizados em projetos paisagísticos.
Como garantir segurança e eficiência na fixação?
Como se observa, o uso do parafuso francês é uma realidade em muitos empreendimentos, quando esse pequeno e importante componente pode fazer toda a diferença em um móvel, equipamento ou objeto, garantindo segurança e eficiência.
Para isso, é fundamental os cuidados para a compra de materiais que atendam às normas internacionais de qualidade.
Isso significa contar com fornecedores que possuem em seus processos produtivos o cumprimento das normas:
- ASME B.18.5 (Estados Unidos),
- BS 4933 (Reino Unido),
- DIN 603 (Alemanha).
A DIN 603, em especial, delimita um padrão global na fabricação desse fixador, garantindo uma alta qualidade dos produtos, portanto, é fundamental contar com fabricantes que possuam em seus processos os cuidados para com esse assunto.
Esse é o caso da FixaGold, uma empresa brasileira com mais de 12 anos no mercado, contando com produtos que correspondam aos padrões e exigências técnicas internacionais.
Além disso, a FixaGold trabalha com preços diferenciados e possui uma estrutura invejável no atendimento dos pedidos, garantindo uma entrega rápida e eficiente.
Vale a pena conhecer detalhes da estrutura e a forma de trabalho oferecidos ao mercado. Acesse o site e saiba mais sobre as vantagens de contar com um fornecedor confiável e experiente.