Conheça quais são os principais tipos de corrosão em fixadores e saiba como evitar esse problema
Os diferentes tipos de corrosão atingem, gradual e naturalmente, uma grande quantidade de materiais, entre eles os fixadores, porém, a conhecida ferrugem pode ser evitada e as estruturas e equipamentos preservados.
Embora a ferrugem seja um processo natural, a deterioração dos fixadores fragiliza mecanicamente os diversos tipos de materiais, podendo resultar em:
- perdas de equipamentos,
- comprometimento do funcionamento de máquinas,
- rompimentos das ligações,
- vazamentos de fluidos,
- risco a segurança das estruturas, equipamentos e pessoas.
Como se observa, a deterioração dos fixadores precisa ser olhada com precaução e, conhecendo os principais tipos de corrosão e os fatores que favorecem o problema, o processo pode evitado e algumas vezes até revertido.
Por isso, continue a leitura e conheça quais sãos os principais tipos de corrosão em fixadores e como você pode evitar o problema.
Conheça os principais tipos de corrosão em fixadores e como evitá-las
A corrosão é um fenômeno muito amplo que atinge os mais diversos tipos de material.
Ela é provocada por reações de oxidorredução entre os metais e por agentes naturais, como o contato com o oxigênio do ar.
A classificação dos diferentes tipos de corrosão está diretamente associada aos fatores que favorecem o seu desenvolvimento e, ao conhecê-los, você também consegue prevenir e evitar que ela surja e até mesmo remediar o problema já existente nos fixadores.
Conheça, então, os principais tipos de corrosão em fixadores:
Atmosférica
Esse primeiro é um dos tipos de corrosão em fixadores mais comuns de serem encontrados em diferentes ambientes.
A corrosão atmosférica acontece devido à exposição dos metais à poluição e umidade do ar, à chuva e também à neve, dependendo da região do país.
Esses agentes naturais costumam ter uma boa quantidade de gases ácidos na sua composição, elementos que favorecem e muito a corrosão e oxidação dos fixadores.
Como prevenir? A primeira dica é priorizar fixadores de aço inoxidável e ligas de alumínio. A segunda é proteger o material com revestimentos anticorrosivos, como galvanização e tintas especiais.
Galvânica
Outro tipo de corrosão é a galvânica e existem situações específicas para ela ocorrer.
Ela está presente em ambientes marítimos, quando os fixadores de itens e maquinário são expostos regularmente à água salgada e a maresia. Para prevenir, o ideal é evitar o contato ou proteger o material aplicando camadas de produtos específicos.
Também pode ocorrer quando metais diferentes entram em contato um com outro. Um exemplo bem comum de observar esse fenômeno, é quando se fixa um material de alumínio com parafusos de aço ou vice-versa. O uso de anéis entre os materiais ajuda a evitar a corrosão.
Outro exemplo de corrosão galvânica é quando os fixadores entram em contato direto com materiais químicos corrosivos, como solventes. Nesse caso, a melhor prevenção é negar a exposição.
Vibração e fricção
Outro que figura entre os principais tipos de corrosão é o causado pela vibração e fricção.
Fricções e vibração constantes entre os fixadores e as superfícies adjacentes provocam o desgaste do material.
Lentamente esse desgaste começa a remover toda a camada protetora dos parafusos e porcas, ou abraçadeiras, por exemplo, resultando na corrosão.
Umidade
O contato com a água e o vapor são fatores que provocam mais um dos tipos de corrosão.
A corrosão por umidade é muito comum, por exemplo, nos fixadores usados em embarcações marítimas.
Ela é percebida também em elementos de fixação usados na construção civil e indústria que sofrem as interferências da umidade.
Além de ser comum nos parafusos usados para fixar objetos em banheiro, cozinha, área de serviço e outras superfícies úmidas.
Então, a melhor forma de evitar e prevenir esse tipo de corrosão é usando fixadores de aço inoxidável.
Temperatura
Fixadores expostos à alta temperaturas também tendem a oxidar.
Isso acontece porque o excesso de calor aumenta a reatividade química do metal e favorece a formação de agentes corrosivos, como óxidos e hidróxidos.
A melhor forma de evitar esse tipo de corrosão é usando fixadores específicos para essa situação.
Agora que você conheceu quais são os principais tipos de corrosão e sabe como não sofrer com esse processo, que tal continuar no nosso blog e conferir outros artigos de seu interesse?