Arruelas de pressão: tudo o que você precisa saber para uma fixação eficiente
Quando o assunto é fixação de qualidade nos seus equipamentos e estruturas, as arruelas de pressão são um elemento-chave.
As arruelas, de modo geral, servem para reforçar o aperto das porcas e parafusos, de modo a criar uma estabilidade maior na sua montagem.
Nesse caso, estamos diante de um modelo específico, que traz consigo vantagens importantes, seja para a fixação de peças em equipamentos ou mesmo no contexto da construção civil.
Para saber mais sobre as arruelas de pressão, como elas funcionam e onde podem ser aplicadas, continue a leitura!
Entenda como funcionam as arruelas de pressão
Esse equipamento de fixação possui um formato bastante característico, que ajuda a identificá-lo logo de cara.
Trata-se de uma espécie de anel, com um corte que cria uma ruptura. Uma vez partido, ele é dobrado de forma helicoidal.
Essa estrutura é projetada para apertos em sentido horário e, caso haja uma tentativa de girá-las no sentido contrário, sua parte elevada encosta na base da cabeça do fixador, provocando seu travamento.
É a partir desse formato que as arruelas de pressão criam uma espécie de força de mola entre a cabeça do fixador e seu corpo, o que cria uma maior fricção entre parafuso e porca, gerando resistência à rotação.
Por isso, também é conhecida como arruela de mola, ou até mesmo arruela de travamento, devido à sua ação que gera um bloqueio nos movimentos dos fixadores com os quais é aplicada.
Para saber mais sobre outros elementos de fixação, confira nosso post sobre características e principais aplicações da abraçadeira tipo D!
Tipos de arruelas de pressão
Apesar de compartilharem um formato similar, que descrevemos acima, as arruelas são fabricadas em diferentes modelos, que podem atender melhor a um ou outro contexto.
Por exemplo, as dentadas, como o próprio nome indica, possuem dentes em uma ou em ambas as faces, o que proporciona uma resistência ainda maior ao afrouxamento.
Já as cônicas possuem um formato um pouco diferenciado, seguindo a estrutura de um cone, o que pode ser uma vantagem para superfícies inclinadas ou com desalinhamento, que demandam um equipamento como esse para uma fixação uniforme.
Esse mesmo princípio se aplica às onduladas, que também são projetadas para atender às necessidades de superfícies desalinhadas.
O que se mantém, em todos esses modelos, é a alta capacidade de fixação, evitando o afrouxamento dos parafusos e garantindo mais segurança para a montagem dos seus equipamentos.
Conheça quais são as aplicações das arruelas de pressão
O contexto geral de aplicação das arruelas, como um todo, é caracterizado pela necessidade de um reforço no aperto das estruturas, sendo utilizadas para distribuir a pressão de forma uniforme, prevenindo danos aos materiais e aumentando a estabilidade das conexões.
No caso das arruelas de pressão, especificamente, suas principais aplicações consistem em máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes, bem como trilhos ferroviários, motores e estruturas metálicas.
Devido ao seu sistema de travamento, esse recurso evita que as vibrações levem a porca a se soltar do parafuso, por exemplo.
No entanto, ao utilizá-lo, é essencial contar com uma marca de confiança, que forneça produtos de alta qualidade.
Afinal, arruelas inadequadas podem não cumprir sua função de distribuição de carga de maneira eficaz, resultando em pontos de pressão excessiva e enfraquecendo os materiais subjacentes.
Por isso, para materiais de fixação de alta qualidade, entre em contato com a FixaGold e realize um orçamento!